Conheçam os tipos de sorvete

12 de December de 2018by sorvetesygloo
Recipientes-com-sorvete-artesanal-1

Sorvete de Massa: é aquele clássico do pote do mercado ou da sorveteria. Por ser industrializado, recebe muitos aditivos e conservantes. Nesse, tem a gordura hidrogenada adicionada.

Gelato: é o sorvete de massa italiana e artesanal. As receitas são bem próximas do que fazemos em casa e por isso são consideradas mais saudáveis. Não têm os mesmos aditivos e conservadores do anterior, por isso, devem ser consumidos em um dia. Também não tem gordura hidrogenada, é usada a própria gordura do leite para dar cremosidade.

Sorbet: é o mesmo processo que o gelato, porém, o sorvete é à base de água e não de leite. Geralmente, são os gelatos de fruta, que são mais refrescantes e sem gordura.

Sorvete no palito: é igual a um sorvete de massa, mas não tem formato de picolé. Leva massa, cobertura, crocantes, é quase um sorvete de massa das sorveterias com calda, farofa e guloseimas. Eles também têm gordura hidrogenada adicionada.

Sorvete no palito simples: aquele sorvete que não tem a mesma complexidade do anterior, mas não é só água e fruta. Seria um picolé intermediário.

Picolé ou Paleta Mexicana: se assemelha ao sorvete, quando usado frutas de verdade. São à base de água.

O sorvete, em geral, é uma mistura de leite, fruta (cacau ou outro ingrediente principal) e açúcar. Mas o sorvete também pode ser à base de água e ter gordura vegetal, não só a gordura animal que vem do leite. Só que a textura mais macia ou mais dura depende do balanceamento dos açúcares e também da incorporação de ar quando ele é batido. A máquina que faz o sorvete é responsável por incorporar ar. A mistura vai sendo congelada e batida ao mesmo tempo.

Industrializado X caseiro ou artesanal – Cristais de gelo: todo sorvete tem uma parte congelada, que é água, e uma parte que não congela, que é parte dessa água misturada com açúcares, proteínas e gorduras. Essa parte que determina a cremosidade.

Quanto mais água no sorvete, mais congelado ele fica. Esses cristais de gelo crescem com o passar do tempo. O sorvete industrial precisa ser capaz de manter esse cristal de gelo pequenininho, e para isso eles usam aditivos que ajudam a manter o sorvete cremoso, como emulsificantes e estabilizantes.

Em casa ou em gelaterias onde o sorvete é consumido diariamente, não há essa exigência de manter o cristal de gele pequeno, porque não vai dar tempo dele crescer.

Sorvete em casa – O sorvete pode ser uma boa maneira de fazer as crianças que não gostam de frutas comerem uma sobremesa bem nutritiva. Em casa é mais difícil fazer um sorvete cremoso como nas sorveterias, mas tem alguns truques simples que podem ajudar. A receita do sorvete de banana do Fernando é uma delas. Seguem outras dicas: